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Estratégia de mercado: o caminho para o crescimento


Desenvolver uma estratégia de mercado é peça-chave para o sucesso de uma empresa. Em meio à competição acirrada imposta pelo mercado, é essa estratégia que guiará a empresa rumo ao sucesso.

De fato, possuir produtos e serviços de qualidade, uma equipe de profissionais de alto nível e uma estrutura física, gerencial e tecnológica é fundamental para conquistar os objetivos almejados. Porém, tudo isso será em vão se uma estratégia não conciliar todas essas coisas e conduzir a empresa na direção certa.

O papel da estratégia de mercado, portanto, é apontar a direção, a forma e os meios que serão utilizados para que a empresa supere todos os desafios.

A importância da estratégia de mercado

Toda empresa deseja crescer e trabalha diariamente e arduamente para isso. Esse crescimento pode se dar das mais variadas formas (ou de um conjunto delas):

  • Crescimento de faturamento;
  • Crescimento da qualidade dos produtos e serviços;
  • Crescimento da estrutura física;
  • Crescimento dos investimentos;
  • Entre outros;

É sabido, contudo, que uma empresa não é uma ilha; uma empresa não estará isolada do mundo, mas compete com outras organizações para conquistar consumidores, reconhecimento e espaço.

E uma vez que toda empresa está em um ambiente de competição que sofre mudanças contínuas, o qual chamamos de mercado, é necessário que se tenha uma estratégia de atuação, ou seja, uma estratégia de mercado.

A estratégia de mercado está relacionada ao mercado competitivo em que a empresa se insere e tem o dever de compreender esse ambiente e apontar os melhores caminhos a seguir, nos mais variados cenários.

Possuir uma estratégia, portanto, não é apenas uma boa prática de administração recomendada em livros e cursos. Trata-se de algo totalmente necessário para enfrentar com sucesso os desafios que o ambiente externo impõe.

Podemos, de maneira simplificada e prática, ter em mente 4 perguntas essenciais:

  1. Quais são os objetivos da minha empresa?
  2. Quem são os meus concorrentes e como eles atuam?
  3. Quem são os meus consumidores e quais são as suas demandas?
  4. Quais são os produtos e serviços que minha empresa oferece e quais problemas e demandas eles resolvem?

Essas 4 perguntas podem ser desdobradas em outras mais específicas, mas elas já apontam a importância e o caminho para o desenvolvimento de uma estratégia mercadológica: antes de decidir como o caminho será percorrido, é preciso ter clareza sobre onde se quer chegar e ter um conhecimento profundo e atualizado sobre tudo o que compõe e influencia esse ambiente.

Estratégia de mercado como caminho para o crescimento

Quando falamos de estratégia de mercado, portanto, é preciso ter em mente que se trata de uma ferramenta que aponta continuamente o caminho para o crescimento empresarial.

O problema na maioria das empresas (principalmente nas empresas de micro, pequeno e médio portes) é que apesar de quererem crescer, não possuem uma estratégia definida para isso (tratamos desse assunto no artigo Qual a estratégia da sua empresa para crescer?). E aquelas que possuem alguma estratégia acabam por não formalizá-la ou deixam sem revisão por um longo período.

O simples fato de iniciar (e concluir) o desenvolvimento de uma estratégia mercadológica – desde que seja realizado um bom trabalho de elaboração – já coloca a empresa no caminho certo. Isso porque elaborar uma estratégia implica em analisar o passado e o presente, planejar o futuro e preparar e realizações ações para que os objetivos sejam alcançados.

Entretanto, a dificuldade de muitas empresas está justamente em encontrar tempo e disposição para desenvolver uma estratégia. Envolvidos pela operação do negócio e ocupados com problemas do dia-a-dia, os sócios, diretores, gestores e líderes não encontram tempo para planejar. Ou ainda, no pior dos casos, consideram desnecessário ou pouco relevante parar para realizar análises, estudos e decisões quando há tanta coisa para resolver.

Quando uma empresa toma a iniciativa e dedica tempo e recursos para se atualizar sobre o mercado, conhecer os concorrentes, informar-se sobre os seus clientes e elaborar formas de melhorar o seu desempenho, ela realizar um investimento valioso e de extrema importância para o sucesso da sua empresa.

Com nossa experiência no atendimento a micro, pequenas e médias empresas (Conheça melhor a Intelliplan Consultoria Empresarial) podemos afirmar que muitos dos problemas enfrentados por essas empresas se deve ao fato de não possuírem uma estratégia de mercado, e por isso vivem realizando tentativas infinitas e frustrantes e a cada momento seguem um caminho diferente, sem o mínimo de certeza de que alcançarão os seus objetivos.

Portanto, se sua empresa deseja ir para uma situação em que nunca esteve antes, faça antes um bom estudo e planejamento, e com certeza suas chances de sucesso aumentarão. E se necessário, peça ajuda para elaborar sua estratégia de mercado.

Conhecer os concorrentes

Um ponto fundamental quando falamos de estratégia de mercado é conhecer os concorrentes. Se já está claro que estamos falando de uma estratégia para ajudar a competir no mercado, então também deve ficar claro que precisamos conhecer com quem estamos competindo. Do contrário, como desenvolver uma estratégia?

Aqui surge um detalhe importante: aquilo que pode parecer mais óbvio é onde muitos descuidam.

Há empresas que afirmam que conhecem os seus concorrentes. Mas quando questionadas sobre eles, o que sabem afirmar com certeza à respeito é o nome da empresa, algumas pessoas que lá trabalham, os produtos e serviços que oferecem, alguns diferenciais competitivos e os principais clientes.

No entanto, basta ir um pouco mais fundo para descobrir que:

  • Trata-se de um conhecimento superficial;
  • Muitas informações estão desatualizadas, pois foram adquiridas em algum momento distante do passado e erroneamente assumidas como sendo eternas;
  • São informações subjetivas e muitas vezes relacionadas apenas ao passado do concorrente, e não ao presente e tampouco relacionadas ao futuro (isto é, aquilo que os concorrentes estão fazendo a partir do hoje e o que esperam com isso).

Além disso, quando falamos do desenvolvimento de uma estratégia de mercado, o mais importante é conhecer os concorrentes estrategicamente.

Isso significa que as informações mais valiosas que devem ser coletadas e analisadas sobre os concorrentes não são aquelas que todo mundo já sabe. O importante é realizar uma análise que permita descobrir as escolhas e decisões que os concorrentes estão realizando, o que eles esperam com isso e quais as ações que mostram a maneira estratégica dessas empresas agirem.

Estudar os consumidores e clientes

Se, por um lado, o mercado é competitivo devido à concorrência, por outro lado podemos afirmar que lutar contra outras empresas não é o objetivo final.

Quando uma empresa desloca quase toda a sua atenção para os concorrentes, acompanhando e respondendo aos seus movimentos, ela corre o sério risco de tirar o foco do que é essencial: os consumidores e clientes.

Uma dica importante: deixe de lado os conceitos e verdades assumidos no passado sobre os consumidores e clientes e que não foram testados atualmente e que não tem indicação de que permanecerão no futuro.

Para elaborar a sua estratégia de atuação no mercado, tenha consciência da importância de conhecer profundamente – e para isso é preciso estudar – os seus consumidores e clientes. Tenha convicção de que ainda há muito para ser aprendido além daquilo que sua empresa já tem conhecimento.

Ao conhecer mais detalhadamente os consumidores e clientes, sua empresa ganha a oportunidade de abordar e atendê-los de maneira mais eficaz e de oferecer soluções mais adequadas.

Desenvolver uma estratégia de mercado é peça-chave para o sucesso de uma empresa. Em meio à competição acirrada imposta pelo mercado, é essa estratégia que guiará a empresa rumo ao sucesso.

De fato, possuir produtos e serviços de qualidade, uma equipe de profissionais de alto nível e uma estrutura física, gerencial e tecnológica é fundamental para conquistar os objetivos almejados. Porém, tudo isso será em vão se uma estratégia não conciliar todas essas coisas e conduzir a empresa na direção certa.

O papel da estratégia de mercado, portanto, é apontar a direção, a forma e os meios que serão utilizados para que a empresa supere todos os desafios.

Você pode aprofundar ainda mais sobre esse assunto através dos seguintes artigos:

A importância da estratégia de mercado

Toda empresa deseja crescer e trabalha diariamente e arduamente para isso. Esse crescimento pode se dar das mais variadas formas (ou de um conjunto delas):

  • Crescimento de faturamento;
  • Crescimento da qualidade dos produtos e serviços;
  • Crescimento da estrutura física;
  • Crescimento dos investimentos;
  • Entre outros;

É sabido, contudo, que uma empresa não é uma ilha; uma empresa não estará isolada do mundo, mas compete com outras organizações para conquistar consumidores, reconhecimento e espaço.

E uma vez que toda empresa está em um ambiente de competição que sofre mudanças contínuas, o qual chamamos de mercado, é necessário que se tenha uma estratégia de atuação, ou seja, uma estratégia de mercado.

A estratégia de mercado está relacionada ao mercado competitivo em que a empresa se insere e tem o dever de compreender esse ambiente e apontar os melhores caminhos a seguir, nos mais variados cenários.

Possuir uma estratégia, portanto, não é apenas uma boa prática de administração recomendada em livros e cursos. Trata-se de algo totalmente necessário para enfrentar com sucesso os desafios que o ambiente externo impõe.

Podemos, de maneira simplificada e prática, ter em mente 4 perguntas essenciais:

  1. Quais são os objetivos da minha empresa?
  2. Quem são os meus concorrentes e como eles atuam?
  3. Quem são os meus consumidores e quais são as suas demandas?
  4. Quais são os produtos e serviços que minha empresa oferece e quais problemas e demandas eles resolvem?

Essas 4 perguntas podem ser desdobradas em outras mais específicas, mas elas já apontam a importância e o caminho para o desenvolvimento de uma estratégia mercadológica: antes de decidir como o caminho será percorrido, é preciso ter clareza sobre onde se quer chegar e ter um conhecimento profundo e atualizado sobre tudo o que compõe e influencia esse ambiente.

Para entender melhor como a compreensão do mercado é fundamental para elaborar uma estratégia, faça o download do e-book Gerando negócios com Inteligência Digital e Competitiva.


Estratégia de mercado como caminho para o crescimento

Quando falamos de estratégia de mercado, portanto, é preciso ter em mente que se trata de uma ferramenta que aponta continuamente o caminho para o crescimento empresarial.

O problema na maioria das empresas (principalmente nas empresas de micro, pequeno e médio portes) é que apesar de quererem crescer, não possuem uma estratégia definida para isso (tratamos desse assunto no artigo Qual a estratégia da sua empresa para crescer?). E aquelas que possuem alguma estratégia acabam por não formalizá-la ou deixam sem revisão por um longo período.

O simples fato de iniciar (e concluir) o desenvolvimento de uma estratégia mercadológica – desde que seja realizado um bom trabalho de elaboração – já coloca a empresa no caminho certo. Isso porque elaborar uma estratégia implica em analisar o passado e o presente, planejar o futuro e preparar e realizações ações para que os objetivos sejam alcançados.

Entretanto, a dificuldade de muitas empresas está justamente em encontrar tempo e disposição para desenvolver uma estratégia. Envolvidos pela operação do negócio e ocupados com problemas do dia-a-dia, os sócios, diretores, gestores e líderes não encontram tempo para planejar. Ou ainda, no pior dos casos, consideram desnecessário ou pouco relevante parar para realizar análises, estudos e decisões quando há tanta coisa para resolver.

Quando uma empresa toma a iniciativa e dedica tempo e recursos para se atualizar sobre o mercado, conhecer os concorrentes, informar-se sobre os seus clientes e elaborar formas de melhorar o seu desempenho, ela realizar um investimento valioso e de extrema importância para o sucesso da sua empresa.

Com nossa experiência no atendimento a micro, pequenas e médias empresas (Conheça melhor a Intelliplan Consultoria Empresarial) podemos afirmar que muitos dos problemas enfrentados por essas empresas se deve ao fato de não possuírem uma estratégia de mercado, e por isso vivem realizando tentativas infinitas e frustrantes e a cada momento seguem um caminho diferente, sem o mínimo de certeza de que alcançarão os seus objetivos.

Portanto, se sua empresa deseja ir para uma situação em que nunca esteve antes, faça antes um bom estudo e planejamento, e com certeza suas chances de sucesso aumentarão. E se necessário, peça ajuda para elaborar sua estratégia de mercado.

Conhecer os concorrentes

Um ponto fundamental quando falamos de estratégia de mercado é conhecer os concorrentes. Se já está claro que estamos falando de uma estratégia para ajudar a competir no mercado, então também deve ficar claro que precisamos conhecer com quem estamos competindo. Do contrário, como desenvolver uma estratégia?

Aqui surge um detalhe importante: aquilo que pode parecer mais óbvio é onde muitos descuidam.

Há empresas que afirmam que conhecem os seus concorrentes. Mas quando questionadas sobre eles, o que sabem afirmar com certeza à respeito é o nome da empresa, algumas pessoas que lá trabalham, os produtos e serviços que oferecem, alguns diferenciais competitivos e os principais clientes.

No entanto, basta ir um pouco mais fundo para descobrir que:

  • Trata-se de um conhecimento superficial;
  • Muitas informações estão desatualizadas, pois foram adquiridas em algum momento distante do passado e erroneamente assumidas como sendo eternas;
  • São informações subjetivas e muitas vezes relacionadas apenas ao passado do concorrente, e não ao presente e tampouco relacionadas ao futuro (isto é, aquilo que os concorrentes estão fazendo a partir do hoje e o que esperam com isso).

Nós já escrevemos alguns artigos aqui no blog da Intelliplan sobre a importância de conhecer a concorrência. Veja alguns deles:

Além disso, quando falamos do desenvolvimento de uma estratégia de mercado, o mais importante é conhecer os concorrentes estrategicamente.

Isso significa que as informações mais valiosas que devem ser coletadas e analisadas sobre os concorrentes não são aquelas que todo mundo já sabe. O importante é realizar uma análise que permita descobrir as escolhas e decisões que os concorrentes estão realizando, o que eles esperam com isso e quais as ações que mostram a maneira estratégica dessas empresas agirem.

Estudar os consumidores e clientes

Se, por um lado, o mercado é competitivo devido à concorrência, por outro lado podemos afirmar que lutar contra outras empresas não é o objetivo final.

Quando uma empresa desloca quase toda a sua atenção para os concorrentes, acompanhando e respondendo aos seus movimentos, ela corre o sério risco de tirar o foco do que é essencial: os consumidores e clientes.

Também aqui no blog da Intelliplan já publicamos diversos artigos que tratam sobre esse tema. Aproveite e aprofunde os seus conhecimentos:

Uma dica importante: deixe de lado os conceitos e verdades assumidos no passado sobre os consumidores e clientes e que não foram testados atualmente e que não tem indicação de que permanecerão no futuro.

Para elaborar a sua estratégia de atuação no mercado, tenha consciência da importância de conhecer profundamente – e para isso é preciso estudar – os seus consumidores e clientes. Tenha convicção de que ainda há muito para ser aprendido além daquilo que sua empresa já tem conhecimento.

Ao conhecer mais detalhadamente os consumidores e clientes, sua empresa ganha a oportunidade de abordar e atendê-los de maneira mais eficaz e de oferecer soluções mais adequadas.

Vale lembrar que assim como os concorrentes – e o mercado em geral – estão em contínua mudança e evolução, o mesmo diz respeito aos consumidores. Daí a importância de realizar um verdadeiro acompanhamento dos seus clientes e potenciais clientes.

Realizar um monitoramento do mercado

Outro fator fundamental que deve ser considerado em uma estratégia de mercado diz respeito à capacidade da empresa de acompanhar as mudanças e novidades que surgem. Afinal, estamos falando do mercado e nele há movimentos contínuos que afetam todos aqueles que dele participam.

Cada vez mais ganha importância a necessidade de monitorar o mercado e conseguir extrair desse acompanhamento as oportunidades e ameaças.


Dentre os motivos para monitorar o mercado e utilizar das informações para desenvolver e manter a estratégia mercadológica ou de marketing atualizada, podemos citar:

  • As mudanças estão ocorrendo muito rapidamente;
  • Oportunidades podem ser descobertas;
  • Os riscos precisam ser identificados o quanto antes;
  • Decisão errada custa caro;
  • Há muita informação disponível e pouco tempo para analisá-las somente periodicamente.

A importância da revisão da estratégia de mercado

Por fim, é importante dizer: não basta elaborar a estratégia de mercado. É preciso revisá-la constantemente.

Aqui é importante esclarecer essa revisão. Não estamos nos referindo a jogar a estratégia no lixo quando algo sair dos planos, tampouco de abandonar a sua essência quando alguma decisão não foi acertada. Se assim fosse, não faria sentido elaborar uma estratégia e na primeira dificuldade abandoná-la.

É importante aqui ficarmos com o simples e mais claro: quando falamos de “revisar”, estamos falando de “rever”, ou seja, “ver novamente”.

Tão primordial quanto possuir uma estratégia é constantemente olhá-la e ir realizando pequenos ajustes. Quando um planejamento é continuamente analisado e utilizado ele não precisa de grandes mudanças, mas apenas de pequenos ajustes.

Ainda que as mudanças no mundo estejam acontecendo em ritmo intenso, elas não acontecem da noite para o dia, isto é, de repente. Trata-se de um processo que tem um início, que vai se desenvolvendo e alcança o seu ápice em algum momento. Daí, mais uma vez, a importância de monitorar o mercado.

Como uma consultoria de mercado pode ajudar

Diante de tanto trabalho a ser feito e compreendendo melhor a importância de dedicar tempo e recursos para desenvolver uma estratégia concisa e de qualidade, muitas empresas ficam paralisadas. É aí que uma consultoria de mercado pode ajudar.

Conheça mais sobre esse trabalho no artigo que escrevemos: Consultoria de mercado – Como ela pode ajudar.

Conclusão

Com o mercado cada vez mais competitivo, com consumidores cada vez mais exigentes e com novidades que surgem a cada momento, é simplesmente fundamental possuir uma estratégia de atuação para alcançar o sucesso. Do contrário, são os movimentos do mercado que levarão a empresa, e nem sempre será para o lugar desejado.

Fonte:

http://www.intelliplan.com.br/estrategia-de-mercado

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