Nenhuma empresa e grande ao acaso

A Sander Empreendimentos sabe o que voce precisa Entenda como

Seja bem vindo a Sander Empreendimentos


O desafio de crescer sem perder a identidade

Por: Marcelo Ponzoni

Se existem dois dilemas na vida de um empreendedor, estes são os de como chegar lá e depois como se manter lá.

As atitudes de uma empresa definem quase que por completo a sua identidade. Na teoria, é muito fácil compreender, mas é no exercício do dia a dia que a identidade de uma empresa é colocada à prova. Entre o ideal e o ser verdadeiro, existe uma vala de necessidades e comportamentos necessários para que o equilíbrio médio seja superior às pressões conspiratórias. A empresa fala, não só pelos canais de comunicação, mas principalmente pelas dezenas de bocas-miúdas.

São nas sequências de decisões e escolhas de seus líderes e liderados que mora o grande perigo de uma possível deterioração da imagem, gerando, assim, a dissonância entre a identidade almejada e a real interpretada. Cabem aos gestores e à equipe definir com muita autenticidade estas posições de identidade e, após escrituradas e concordadas, conduzidas com total proteção e cuidado no dia a dia.

Manter uma identidade inabalada requer disciplina militar, amor incondicional, comportamento solidário e muita resistência. Com a adoção de regras claras, exemplos constantes, exercícios rotineiros e a atenção ininterrupta dos possíveis desvios é que uma empresa pode ter um êxito na manutenção da identidade. Muitas vezes, reverter a percepção de uma identidade é uma tarefa quase que impossível. Não é difícil constatar marcas que, ao abrirem mercados de maneira pouco planejada, acabaram por ter suas identidades totalmente distorcidas.

É imprescindível que haja amor e muita dedicação nesta tarefa, pois, muitas vezes, sem muita percepção interna, a identidade começa a se perder, sem que ninguém perceba a distorção. Identidade de uma empresa não é um ativo físico e imutável, pelo contrário, é muito subjetivo e totalmente vulnerável, portanto, todo cuidado é pouco.


"Não é difícil constatar marcas que ao abrirem mercados de maneira pouco planejada acabaram por ter suas identidades totalmente distorcidas"


* MARCELO PONZONI É PUBLICITÁRIO E DIRETOR EXECUTIVO DA AGÊNCIA RAE,MP, QUE ATUA HÁ 25 ANOS NO MERCADO; E AUTOR DO LIVRO "EU SÓ QUERIA UMA MESA", DA EDITORA SARAIVA. E-MAIL: MARCELO@RAEMP.COM.BR - WWW.RAEMP.COM.BR

Dicas Sander Empreendimentos para o seu negocio

Abrir o seu proprio negocio nao e tao dificil quanto dizem. Com planejamento, um mercado estavel e uma prestaçao de serviços de qualidade voce pode ter sucesso

Leia mais

Que tal voce começar a pensar de forma mais abrangente e assim se preparar para abraçar uma fatia do mercado sedenta por produtos e serviços de qualidade?

Leia mais

A maior diferença entre o sucesso e o fracasso no mundo dos negocios esta no preparo interno do aspirante a empresario. Nao se pode estar a frente de um negocio sem estar com a mentalidade de um lider

Leia mais

O capital e o fator essencial para a sobrevida dos primeiros instantes do seu negocio, porque os clientes necessitam de tempo e publicidade para chegar ate voce, entao nao se aventure sem antes ter a certeza de ter capital suficiente para suportar as adversidades iniciais.

Leia mais